08/10/2010

As 3 árvores

Havia, numa cidade, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes.

A primeira, olhando as estrelas, disse:

- Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada.

A segunda olhou para o riacho e suspirou: - Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas.

A terceira árvore olhou o vale e disse: - Quero ficar no alto da montanha e crescer tanto, que as pessoas, ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em DEUS.

Muitos anos se passaram e certos dias vieram três lenhadores e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam.

Mas os lenhadores não costumavam ouvir e nem entender sonhos... Que pena!!

A primeira árvore acabou sendo transformado num coxo de animais, coberto de feno.

A segunda virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.

E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.

E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes:

Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu neném nascido naquele coxo de animais.

E, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.

A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco. Mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o homem levantou-se e disse ao mar revolto: "SOSSEGA".

E num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o Rei dos Céus e da Terra.

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois fora condenado à morte mesmo sendo inocente.

Logo, sentiu-se horrível e cruel, mas no domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade, e que as pessoas se lembrariam de DEUS e de seu filho JESUS CRISTO ao olharem para ela.

As árvores tinham sonhos, mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado.

Portanto, por mais que você não entenda o porquê das coisas, ou pareça estar tudo errado, lembre-se que ALGUEM sabe o que faz. Jesus cristo o nosso senhor..

PR: Raul Silveira

Ainda hoje posso experimentar um milagre de Deus?

Nos dias atuais quem é que não gostaria que um milagre ocorresse em sua vida? Para muitos isso não passa de mais uma tentativa humana de amenizar seus sofrimentos, acreditando naquilo que não existe. É certo que muitos crentes não crêem no poder de Deus para os dias atuais, mas o que não poderemos negar é que muitas pessoas em pleno século 21 vêm provando experiências no sobrenatural.

O que torna o cristianismo diferente de todas as religiões é justamente o milagre. Sem o milagre o cristianismo é semelhante a qualquer religião mundana.

É impossível de se conceber um cristianismo que não venha exercitar o poder de Deus para curar e libertar as almas. Sem essa qualidade tudo o que Jesus idealizou seria frustrado.

Às vezes para pra meditar em como uma pessoa culta e conhecedora da Palavra de Deus pode abrir a boca e dizer que os milagres cessaram. Eu pergunto: A resposta a uma oração não seria um milagre? Bastaria apenas um para provar que a época dos milagres ainda não se passou. E se uma oração é respondida, isso é um milagre!!! Por outro lado, considerando que os milagres já cessaram, de que me adiantaria fazer orações? Deus não poderá me responder, pois, a época dos milagre já se passou! Mas a coisa não é assim.

Toda a Bíblia é um livro de milagres, de um Deus de milagre, e que sempre operou um milagre quando o homem estava frente a uma situação irreversível. Agora, logo na época em que eu vivo Deus resolveu mudar? Logo quando mais do que nunca necessitamos de um milagre, Deus para de realizá-los? Abra os olhos e enxergue que Deus é imutável! Aquilo que Ele fazia no passado ainda hoje Ele faz. É claro que essas coisas só ocorrem se houver fé para tal. Agora, se você insiste em não crer, então nunca verá. Sou uma testemunha viva de que Deus ainda continua operando. Tenho visto muitas e muitas pessoas serem curadas dos mais diversos tipos de males diante dos meus olhos. não existe ninguém que possa reverter esse fato: creio na cura divina, como também posso dar provas dela, pois tenho vivido isso em minha vida.

Creia nisso, pois Deus tem algo maravilho lhe aguardando.

A VIDA E A MENSAGEM DA CRUZ

“A moralidade e a religião podem manter os homens fora das cadeias, mas só a cruz de Cristo pode mantê-los fora dos pedestais de importância e das fornalhas do inferno. Quando a mensagem da cruz invade as profundezas do coração, a santidade nas igrejas sobe aos níveis mais elevados e a humildade, que é simplesmente a percepção da completa nulidade, assume o controle dos relacionamentos.”

1 - A cruz pré-histórica (Textos base: 1 Pedro 1:18-20; Apocalipse 13:8b)

A cruz é um assunto que antecede a criação. Ela faz parte dos planos originais e dos decretos eternos de Deus. Não se trata de um paliativo com o fim de reparar um desastre inesperado. O apóstolo Pedro mostra que o sangue de Cristo foi conhecido antes da fundação do mundo. A morte do Cordeiro de Deus era a alternativa escolhida na eternidade passada para satisfazer as condições da falência humana. Não há surpresas para um Deus Onisciente. A cruz não é um tapa buraco. É uma providência do amor de Deus deliberada no conselho eterno. No reino de Deus não há ambulâncias nem pronto socorro para acudir os acidentados, pois não há casualidades ou desastres.

A cruz não é um acidente na vida de Jesus de Nazaré. O apóstolo Pedro, no seu discurso no dia de Pentecostes, disse: “Sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos” (At 2:23). Não foram os romanos nem os judeus quem projetaram a morte de Jesus. Eles se tornaram meros executores dos intentos de Deus. A missão do Messias era clara. Sua encarnação não enfocava a cruz como um acontecimento imprevisto. Tudo estava bem profetizado e antecipadamente determinado. Jesus morreu pelo meu pecado, logo eu sou o culpado pela sua morte.

Desde o momento que Pedro fez a confissão espantosa de que ele era o Cristo, o filho do Deus vivo, “começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado ao terceiro dia” (Mt 16:21). Era para esse momento que ele havia vindo a terra (Jo 12:27). Quando o afoito Pedro, tomando a espada, tenta defender Jesus golpeando o servo do sumo sacerdote, o Senhor declara: “Como, pois, se cumpririam as Escrituras, segundo as quais assim deve suceder?” (Mt 26:54). A crucificação de Cristo foi decretada no céu antes dos tempos para se concretizar na história, na plenitude dos tempos. A cruz antecede a criação e o surgimento do pecado. A salvação precede a queda.

A SEXTA PALAVRA DE JESUS

PR Raul Silveira

"O texto para a mensagem de hoje está no evangelho segundo São João 19:28 a 30: "Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede! Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num caniço de hissope, lhe chegaram à boca. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito."

Vamos analisar hoje a expressão: "Está consumado". Ela quer dizer: está acabado, está completado. Jesus veio a esta terra com um propósito. Qual foi o propósito de Jesus ao deixar a glória celeste, tomar a forma humana, nascer como uma criança e viver, sendo tentado em tudo para finalmente morrer na cruz?

Para entender isto temos que ir primeiro ao Jardim do Éden. Deus, o Pai, criou o mundo em seis dias. Criou o sol, as estrelas, a lua, o mar, o firmamento, as árvores, os animais e finalmente, na sexta-feira, Ele criou o ser humano. E aquele dia, ao pôr-do-sol, diz a Bíblia: Deus o Pai, contemplou a obra da criação e exclamou: Está tudo muito bom. Está completado, consumado. Está realizado o trabalho da criação e tudo é perfeito. Tudo está em seu lugar; tudo como deveria ser; um mundo perfeito e harmonioso, e o ser humano para desfrutar de felicidade em meio a essa criação sem defeito. Depois de contemplar a maravilhosa criação, Deus descansou no sábado, deixando assim para o homem, um dia especial de comunhão entre a criatura e o Criador.

Mas então, o inimigo de Deus, como se fosse uma criança mal-criada diante de um quadro recém-acabado e com a tinta fresca, vem e coloca a mão, e bagunça todo o quadro da criação. Num mundo onde não havia dor, ele coloca dor; onde não existia morte, ele coloca morte; onde não existia traição, coloca a traição.

O quadro maravilhoso da criação ficou todo arruinado. Agora há lágrimas, solidão, tristeza, morte, traição e desconfiança. O mundo está arruinado. Mas Deus não pode aceitar que as coisas fiquem pra sempre desse jeito. Ele não pode permitir que o ser humano que Ele criou com amor para ser feliz, viva num mundo de infelicidade, padecendo fome, sede, injustiça social, pobreza. Não, Deus não podia permitir isso e em Seus planos eternos já estava providenciada a obra maravilhosa da redenção.

Desta vez é Deus, o Filho, que se torna homem e vem a esta Terra para realizar o trabalho de restauração. O Filho tem que recriar, restaurar, redimir e salvar o que estava arruinado. E o Senhor Jesus inicia o Seu trabalho de restauração.

É um trabalho penoso, porque Ele vem ensinar o ser humano que é possível ser vitorioso em meio a um mundo turbulento. Por exemplo, uma noite, os Seus discípulos estavam num barquinho em meio à escuridão, sentindo que iam se afundar no mar da vida. O vento era contrário, as trevas densas, as ondas entravam no barquinho e eles lutavam inutilmente. Chegou um momento em que não podiam mais e estavam à beira do desespero e da loucura. Mas nesse momento Jesus apareceu andando no meio do mar e dizendo: "Filhos, neste mundo, muitas vezes vocês viverão horas tão difíceis que vos assaltará o pensamento de que tudo está perdido. Mas eu estou aqui, esta noite, para ensinar-lhes uma coisa: Nem tudo está perdido. Há esperança! O sol pode brilhar na meia-noite da vida. Quando você acha que já não tem mais forças para lutar, Eu estarei presente e ajudarei você a tornar-se vitorioso".

Será que você é alguém que está vivendo a noite mais escura da sua vida? Seu relacionamento familiar tem chegado a um ponto que você acha que humanamente não pode fazer mais nada? O relacionamento com seu filho está chegando a um ponto em que você não acha mais solução?

Outro dia um pai me abraçou chorando, desesperado e disse: "Pastor, eu não posso fazer mais nada para ajudar meu filho. Quando pequenino, eu o trouxe a esta igreja para apresentá-lo a Deus. Mas ele cresceu, andou por seus próprios caminhos e ficou viciado nas drogas. A droga custa muito e ele não tem emprego. Então, para arrumar dinheiro começou a vender droga. E a poucos dias, trocou tiros com a polícia. Um tiro atravessou a sua coluna e agora está no hospital. Ele nunca mais vai andar. Ficará paraplégico pelo resto de sua vida. E se sair do hospital, irá para a prisão. Pastor, já fiz de tudo. Eu não posso fazer mais nada por esse filho. Acabou. Estou cansado de lutar."

Lá na escuridão do mar, os discípulos estavam cansados de lutar e Jesus apareceu para dizer: "Quando você não tem mais forças, Eu ainda posso aparecer. Estou falando hoje para alguém que está atravessando um terrível problema financeiro? Segunda-feira vai estourar uma promissória e você não sabe o que fazer para conseguir o dinheiro? Está cansado de lutar? Dê uma oportunidade a Jesus."

Estou falando para alguém que está condenado à morte por um câncer? A diabetes já não tem mais solução humanamente? Você já está perdendo a visão? A diabetes está tirando outras funções do seu organismo? Quando parece que tudo está perdido, ainda resta a oportunidade maravilhosa de Deus.

Jesus veio a esta Terra para cumprir uma missão: ensinar-nos que embora vivamos num mundo onde o pecado anda solto, machucando, ferindo e destruindo vidas, nem tudo está perdido para aqueles que acreditam em Nele.

Ele cumpriu Sua missão. Encontrava um leproso, com sua pele caindo aos pedaços, e o toque maravilhoso de Sua mão deixava a pele desse leproso como a de uma criança recém-nascida. Com isso, Jesus estava dizendo que se alguma vez em sua vida espiritual, sua pele estiver caindo aos pedaços, podre pela lepra maldita do pecado, pode ir a Jesus e o toque maravilhoso de Sua mão o fará um novo ser, uma nova criatura, o purificará e o limpará.

Jesus encontrou um dia um cego que nunca tinha enxergado a beleza de uma flor; o toque maravilhoso de Sua mão abriu os seus olhos. Isso quer dizer que se neste mundo você não consegue fazer diferença entre as coisas certas e as coisas erradas da vida, se você é um cego espiritual, pode ir a Ele e Sua mão maravilhosa abrirá seus olhos e lhe mostrará uma nova dimensão da vida.

Ele encontrou outro dia uma mulher pecadora que passava de mão em mão por todos os homens da cidade. E Jesus lhe devolveu a dignidade e o respeito próprio. Ele veio a este mundo para restaurar o que o inimigo tinha deteriorado, para recriar, para salvar, para devolver a esperança. Mas para isso era preciso pagar o preço da culpa humana, porque se o homem pecou, tinha que morrer. Não havia outro caminho. O ser humano não queria morrer, mas se existiu pecado, tinha que haver morte. Como solucionar este problema? Alguém tinha que morrer. Só que Deus não pode morrer porque é Deus. Então Ele teve que se fazer homem para poder morrer. Nenhuma criatura, incluindo os anjos, podia morrer pra salvar o homem, porque nenhuma criatura tem vida própria. A única pessoa que podia morrer para salvar o homem era alguém que tivesse vida em si e que ao mesmo tempo pudesse morrer. Assim, o pecado seria pago. A dívida humana seria paga e o homem poderia receber a salvação de graça. Por isso, Deus teve que se fazer homem e teve que morrer na pessoa de Jesus.

Éramos nós que merecíamos que nos cuspissem no rosto. Éramos nós que merecíamos que nos colocassem uma coroa de espinhos. Éramos nós que merecíamos as chicotadas nas costas até sangrar. Éramos nós que merecíamos morrer pregados numa cruz. Fomos nós que fizemos as coisas erradas. Em Jesus, ninguém encontrou um pecado. Ele nunca fez nada errado; Ele não tinha porquê morrer. Mas já que nós não queríamos morrer, alguém teria que morrer em nosso lugar.

Ele morreu, e com Sua morte, terminou Sua obra de salvação, sofreu tudo o que podia sofrer, ensinou tudo o que podia ensinar, mostrou o caminho da salvação e uma sexta-feira à tarde Deus, na pessoa de Jesus, pregado na cruz do Calvário, olha para o quadro restaurado, salvo, reintegrado, refeito, agora o homem não está condenado só a viver num mundo de infelicidade; agora ele tem uma saída. Jesus, lá da cruz, vê a obra de redenção terminada e exclama: "Está tudo muito bom. Está completo. Está consumado!" Então morre. No sábado, descansa na tumba, mostrando-nos que ainda resta um dia de repouso depois do Calvário.

Queridos, tudo o que Jesus precisava fazer para salvar-nos está feito. Não precisamos fazer mais nada. O ser humano, porém, por algum motivo, não aceita nada que é de graça. Se eu lhe der de presente neste momento um carro zero quilômetro, último modelo, você vai olhar pra mim e vai pensar: "O que ele vai me cobrar depois?" porque neste mundo aparentemente ninguém entrega nada de graça.

Vivemos num mundo em que temos que pagar por tudo. Se vamos a uma loja comprar um terno e vemos que custa 30 reais, não compramos e começamos a pensar: "Não pode ser. Se está tão barato é porque não presta", porque vivemos num mundo no qual as coisas que valem, custam muito. Estamos acostumados a pagar, e quanto mais caro pagamos, temos a impressão de que adquirimos o que é melhor. Se alguém nos oferece uma viagem à Europa por 500 dólares, imediatamente começamos a imaginar: Em que tipo de avião será que vão nos levar? Por que tão barato? Não pode ser. Agora, se for 3 mil dólares, aí tem que ser bom. Porque vivemos num mundo em que se paga por tudo.

Por isso, é difícil acreditar que se vivemos mal a vida toda, se andamos em pecado e caímos em miséria, de repente podemos ser salvos de graça, sem pagar nada, sem dar um centavo. É inacreditável!

Um evangelista estava recolhendo sua tenda depois de uma campanha evangelística quando chegou um homem e lhe fez uma pergunta: "Pastor, que devo fazer pra ser salvo?" O pastor continuou embrulhando sua tenda e disse: "Ah, rapaz, você chegou tarde demais". O rapaz ficou bravo e reclamou: "O senhor não acha que está sendo muito petulante ao dizer que eu cheguei tarde? O senhor acha que era na sua tenda que se encontrava a salvação? Eram suas palestras donas da salvação?" E o pastor continuou: "Você não entendeu, filho. Se quiser fazer algo para salvar-se, chegou dois mil anos atrasado, porque tudo o que era necessário fazer para salvar-se, já foi feito na cruz do Calvário. Você tem somente que aceitar. Não há nada que você possa fazer."

Quer dizer que o homem não tem nenhuma responsabilidade quanto a salvação? Tem sim, e sabe qual é? Tem que dizer "sim"; tem que abrir o coração, aceitar, porque Jesus não pode fazer nada por você se você não quiser. De que serve a penicilina se a pessoa que está morrendo com uma infecção, não aceita o remédio? Está tudo providenciado. Alguém pagou o preço pra descobrir a penicilina. Aí está o remédio pronto. Mas não vale nada para o doente que não reconhece que está doente e não quer ir ao médico e que não aceita o remédio.

Amigo querido, a salvação da raça humana está providenciada na cruz do Calvário. Está tudo feito, tudo pago, consumado. Mas isso não vale nada para você se você não aceitar, se você não reconhecer que precisa e não correr aos braços de Jesus.

Imagine que você deva 10 mil reais. Não sabe o que fazer, não sabe para onde ir. Segunda-feira você tem que pagar dez mil reais ao Banco. De repente, chega um amigo com o comprovante de que sua dívida está paga. Está aqui, seus dez mil reais estão pagos. O que você precisa fazer para não dever mais ao banco? Simplesmente aceitar. Agora, se você não aceitar, ninguém pode fazer nada por você. Quando Jesus morreu crucificado com os braços abertos, queria dizer: "Filho, estou aqui de braços abertos esperando por você. Venha a Mim enquanto pode vir. Não importa se você já falhou uma ou mil vezes. Nunca pense que para você não há mais chance."

Amigo, você e eu merecemos morrer, mas um dia, Jesus subiu à montanha do Calvário. Era difícil. Era tão difícil que na véspera, no Getsêmani, Jesus disse: "Pai, tenho medo de morrer. Se puderes passa de mim este cálice". Mas o Pai disse: "Filho, alguém tem que morrer para salvar o ser humano". E Jesus, olhando para você disse: "Está bom. Eu amo você. E não importa o que eu tenha que sofrer, se é para salvar você, sofro."

Ele sofreu em nosso lugar. Pregaram Seus pés e Suas mãos. Colocaram uma coroa de espinhos em Sua fronte, cuspiram em Seu rosto, bateram Nele. Zombaram, caçoaram, xingaram-No e em silêncio suportou tudo. Então você não tem o direito de dizer que está perdido. Lá da cruz Ele exclamou: "Está feito. Está consumado!" Só resta você aceitar.

Abra seu coração agora. Aceite! Jesus está esperando.

ORAÇÃO

Querido Pai, obrigado porque na cruz do Calvário foi pago o preço de nossa transgressão. Nunca teremos palavras para Te agradecer, mas muito obrigado pela paz da reconciliação que colocas em nosso coração. Em nome de Jesus. Amém.

A mensagem central a bíblia

Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em cristo Jesus.

Toda a escritura é inspirada por deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra “(2 tim. 3: 14-17).

A bíblia é o poema sinfônico da nova criação, cujo compositor é o artista divino que conduz sua obra ao impulso do vento do espírito. Os instrumentos da orquestra foram feitos do pó da terra, são de argila, vasos de barro, filhos de homens.

O diretor não é outro senão o mesmo compositor; o espírito de deus que paira sobre a criação para dar-lhe harmonia, ordem e beleza. O título da obra é a palavra de Deus. Existia desde o princípio; estava com Deus e era Deus.

Narra-nos o que dele ninguém viu, O ministério mantido em segredo durante séculos eternos, sons inefáveis que o homem não pode ouvir nem pronunciar.

Deus os revelou por meio de sua palavra que sonda até as profundidades divinas. A chave que determina como se há de entender toda a grande sinfonia, a encontramos no mais genial dos profetas, Isaías: "porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos". (Isaías, 55: 8-9). Apenas aceitando que nossos critérios não são os critérios de deus é que podemos começar a compreender esta grande obra. Os caminhos de deus são ilógicos e absurdos para a lógica humana e a sabedoria dos prudentes deste mundo. Não obstante, a necessidade divina é mais sábia que a sabedoria dos homens. Deus tem poder para realizar todas as coisas incomparavelmente melhor do que nós podemos pensar. Nosso olho não pode ver, nem nosso ouvido escutar o que ele nos tem preparado. Porém seu espírito, seu santo espírito, no-lo revela. Para compreender realmente a escritura, devemos começar aceitando que apenas o espírito de deus pode ensinar-nos todas as coisas, já que nossos pensamentos não são os pensamentos de deus. Este poema sinfônico se apresenta no teatro do universo. Sem dúvida, não existem espectadores, nem um único. Todos são atores, instrumentos ou cantores. O auditório é convertido em cenário. A criação, o homem e o espírito participam ativamente. O compositor divino soube enlaçar com simetria as melodias mais dissonantes. A melodia da história faz acorde com a geografia. Todas as melodias concordam. Realmente nossa bíblia é um gigantesco hino do universo, interpretado pelo coro de sopranos divinos. Sem dúvida, a bíblia, como toda sinfonia, não é apenas uma conjugação de melodias. Existe um tema principal predominante em toda a obra, qual seja o referente à nossa salvação. Sim, a salvação, nossa salvação, é o tema central de toda a escritura, seu coração. Em razão do tema principal se dão todas as melodias secundárias. A salvação certamente transcende o marco do tempo o espaço, porém é tão concreta como o salvador ou como um homem salvo. Se leva a término através de acontecimentos salvíficos, concretos e controláveis pela história enquanto é possível. Portanto, podemos concluir que o tema principal da bíblia é a historia da salvação. Geralmente, entendemos por salvar-se unicamente o livrar-s de um perigo. Sem dúvidas, o mesmo conceito guarda uma noção mais positiva; salvar é também fazer algo em favor de outro. Em nossa história, a salvação consiste nesse processo no tempo o espaço pelo qual deus liberta o homem do pecado e o favorece ao comunicar-lhe a própria vida divina. Se o pensamento de deus, o verbo, é quem organiza toda a história, é ao mesmo tempo quem a explica. O verbo de deus, Jesus cristo salvador, é quem dá harmonia a este variado concerto. Ao longo de toda a história da salvação, desde a abertura até a conclusão, cristo domina a obra. As primeiras notas de nossa bíblia já estão no tom de cristo. Podemos dividir a história em quatro partes: 1- necessidade de cristo o maravilhoso plano original de deus é desfigurado pelo pecado original. Então cristo se faz presente por necessidade. É prometido como restaurador da ruptura entre deus e o homem. 2- em marcha para cristo no tempo oportuno, deus se decide por em marcha o plano de salvação. Cristo é, então, o pólo de atração para o qual conflui toda a história. A constituição e formação do povo eleito têm por objeto a cristo. 3- Jesus cristo chegada à plenitude dos tempos, deus envia o seu filho nascido de mulher, para livrar-nos do pecado e fazer-nos partícipes da natureza divina. 4 - por cristo, com ele e nele o pai nos enviou seu espírito para que pudéssemos adorá-lo e glorificá-lo em Jesus cristo. A história da salvação é nossa aceitação e resposta como comunidade de cristãos em santidade e amor à livre escolha amorosa de deus, que nos participa de sua natureza divina em cristo que vai reproduzindo em nós a imagem do filho e instaurando todas as coisas nele, para louvor da glória do pai. Sem dúvida, que a melhor leitura da bíblia é o seguir progressivamente cada etapa da história da salvação. Este é precisamente nosso propósito. O povo eleito é cada um de nós. A história da salvação é uma figura, um anúncio e uma promessa do que deus chamou a cada um de nós; ser transformados em cristo. A plenitude dos tempos à que deus nos predestinou consiste em irradiar em nossas vidas a glória de deus, como brilha no rosto de cristo. A história da salvação é nossa própria história. Portanto, o que nos fará compreender a história da salvação será o vivê-la, individual e comunitariamente, como povo de deus. Que a palavra de deus seja difundida e glorificada, e vá se tornando parte de nossas vidas por obra do espírito santo. "examinais as escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”. (João, 5:39).

20 MOTIVOS PELOS QUAIS DEVEMOS IR À IGREJA

1. A importância de participar das reuniões é manifestada no AT (Antigo Testamento) e inclusive os animais não poderiam trabalhar no dia das reuniões (9 Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, 10 mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao SENHOR, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Êxodos 20.10). No AT o povo Judeu tinha que dedicar um dia inteiro ao Senhor, sábado significa dia de descanso, neste dia eles dedicavam à adoração ao Senhor e ao descanso do seu trabalho. 2. A conseqüência em violar o Sábado para o Judeu era a morte (32 Certo dia, quando os israelitas estavam no deserto, encontraram um homem recolhendo lenha no dia de sábado. 33 Aqueles que o encontraram recolhendo lenha levaram-no a Moisés, a Arão e a toda a comunidade, 34 que o prenderam, porque não sabiam o que deveria ser feito com ele. 35 Então o SENHOR disse a Moisés: "O homem terá que ser executado. Toda a comunidade o apedrejará fora do acampamento". 36 Assim, toda a comunidade o levou para fora do acampamento e o apedrejou até a morte, conforme o SENHOR tinha ordenado a Moisés. Números 15.32-36). Nos dias de hoje as pessoas deixam de ir à igreja por qualquer motivo, uns porque estão magoados, outros por estarem cansados, outros para assistirem o jogo de futebol e outras programações como as novelas, outros para saírem pra namorar e etc. Graças a Deus que estamos debaixo da Nova aliança ou muitos teriam perdido a sua vida por inventarem desculpas para não irem à igreja. Deus leva a sério o encontro que você marcou com Ele uma vez que você acredita n’Ele e é membro de uma igreja, automaticamente Ele espera que você seja assíduo. 3. É a obrigação de todo membro do Corpo de Cristo, de ser membro de uma igreja local e ser assíduo a todos os cultos da igreja em que é membro. Quando Tomé deixou de participar de uma das reuniões no domingo à noite, ele perdeu a oportunidade de ter comunhão com o Senhor Jesus Cristo. Desde então ele é conhecido como “Tomé, tem que ver pra crer” (24 Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. 25 Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor!" Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei". 26 Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês!" 27 E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". 28 Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu!" João 20.24-28). O culto que você mais precisa ir é aquele que você tem mais dificuldade de ir. Aqueles nos lares, os durante a semana na igreja, aqueles aos domingos que da tudo errado, chega visita em casa, o carro quebra, a criança chora, faz “caca” na hora de sair e etc. Ir fielmente aos cultos é verdadeiramente e altamente importante para Deus. Assim como a brasa que é removida do fogo vai se esfriando até apagar-se, o mesmo acontece com o Cristão que deixa de freqüentar a igreja. Vai esfriando na fé até tornar-se frio na fé, a sua fé se apaga. 4. O zelo e a inspiração em congregar não têm nada haver com o tamanho, os ornamentos e o local a onde o prédio está à igreja primitiva reunia-se nos lares e onde dava. Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles. Romanos 16.5 As igrejas da província da Ásia enviam-lhes saudações. Áqüila e Priscila os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles. 1 Coríntios 16.19 12 Dali partimos para Filipos, na Macedônia, que é colônia romana e a principal cidade daquele distrito. Ali ficamos vários dias. 13 No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que haviam se reunido ali. 14 Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo. 15 Tendo sido batizada, bem como os de sua casa, ela nos convidou, dizendo: "Se os senhores me consideram uma crente no Senhor, venham ficar em minha casa". E nos convenceu. Atos 16.12-15 30 Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo?" 31 Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". 32 E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. 33 Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados. 34 Então os levou para a sua casa, serviu-lhes uma refeição e com todos os de sua casa alegrou-se muito por haver crido em Deus. Atos 16.30-34 Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando. Atos 12.12 Nos dias de hoje temos a tendência de querer congregar nos prédios suntuosos, achamos que Deus só se faz presente em certos locais com certas pessoas. Mas na verdade a promessa de Sua presença é se estivermos reunidos em Seu nome e não no local onde reunimos e nem mesmo quem lidera a reunião o importante é reunir no nome do Senhor Jesus Cristo (Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles. Mateus 18.20). 5. Como pode um Cristão não freqüentar fielmente e constantemente as reuniões da igreja sendo que há uma multidão de bênçãos espirituais e fortalecimento espiritual nas atividades da igreja (42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, 47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos. Atos 2.42-47). Veja o que deve acontecer nas reuniões: Ensino da Palavra de Deus (Atos 2.42) Comunhão com os irmãos (Atos 2.42). Observar a Mesa do Senhor “Partir do pão” (23 Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: Que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão 24 e, tendo dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". 25 Da mesma forma, depois da ceia ele tomou o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isso sempre que o beberem em memória de mim". 1 Coríntios 11.23-25). Orar a Deus (19 "Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. 20 Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles". Mateus 18.19-20). Ofertar ao Senhor (1 Quanto à coleta para o povo de Deus, façam como ordenei às igrejas da Galácia. 2 No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar. 1 Coríntios 16.1-2). A onde há o ensino da Palavra, comunhão com os irmãos e na Mesa do Senhor, oração, prazer em contribuir o povo tem temor e maravilhas e sinais acontecem e o mais importante almas são acrescentados pelo Senhor. 6. Freqüentar a igreja fielmente edifica os irmãos (Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. Hebreus 10.25). Não vamos à igreja com o objetivo de sermos somente fortalecidos, mas para fortalecer os nossos irmãos e encorajá-los, também. Não vamos à igreja com o objetivo de sermos somente abençoados, mas para sermos um canal de bênçãos, também. 7. Quanto mais se aproxima a volta do Senhor mais devemos congregar (Hebreus 10.25). Como estar pronta como noiva do Senhor, sem mancha, macula e ruga, santa separada ao Senhor se não vivemos em comunhão com o Corpo de Cristo sendo individualistas (25...Como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela 26 para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, 27 e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Efésios 5.25-27). 8. Alguns Cristãos justificam sua ausência aos cultos dizendo que eles nunca se esquecem de Deus e que Deus está em todos os lugares. Mesmo que Deus esteja em sua mente o tempo todo e que Deus está em todos os lugares, quem não é membro de uma igreja local e não freqüenta os cultos está em desobediência a Palavra de Deus, freqüentar a igreja fielmente é uma ordenança do Senhor (Hebreus 10.25). 9. Alguns Cristãos argumentam dizendo que não são fieis em freqüentar as programações da igreja porque os que freqüentam fielmente e constantemente não têm os seus corações retos diante de Deus. Se eles não freqüentassem seus corações estariam ainda mais corrompidos. Enquanto eles estão freqüentando os cultos há uma grande possibilidade que eles aceitem o toque do Espírito Santo e sejam transformados. E o principal não cabe a nós julgar se o coração de alguém está ou não reto diante de Deus, o nosso papel é adorar e servir o Senhor amando o próximo como Ele nos amou (Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão. Romanos 14.13; 11 Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. 12 Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo? Tiago 4.11-12). 10. Se na Bíblia os Cristãos são comparados com ovelhas, precisamos ser pastoreados por alguém que Deus separou para esta função. Como você pode ser alimentado espiritualmente se você não tem um pastor para te alimentar. Como o seu pastor pode te proteger e te guiar sem que ele tenha a oportunidade de te ensinar a Palavra de Deus? (1 "Eu lhes asseguro que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2 Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. 4 Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos". 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. João 10.1-5,27). 11. Se o exemplo de Jesus tem algum valor para nós, vamos freqüentar fielmente a igreja porque Ele freqüentava regularmente (Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler. Lucas 4.16). E enfático que Jesus freqüentava a igreja regularmente (Noutra ocasião ele entrou na sinagoga, e estava ali um homem com uma das mãos atrofiada. Marcos 3.1). A expressão “noutra ocasião” descreve que Jesus freqüentava as reuniões regularmente. Se Jesus era fiel às reuniões, por que vários Cristãos não são? Jesus ia à igreja com um propósito de adorar e servir o Pai. Uma observação a igreja na época de Jesus era totalmente corrompida, e isso não O impedia de adorar e fazer as coisas de Seu Pai. 12. A igreja primitiva reunia-se diariamente (42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 43 Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. 44 Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. 45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. 46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, 47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos. Atos 2.42-47). Não devemos reclamar das reuniões semanais e das programações especiais, mas sim participar de todas elas. Porque a igreja primitiva era dedicada, ela era uma igreja mais entusiasmada do que as dos dias de hoje, e o poder de Deus era manifesto de varias formas e milhares de pessoas entregavam suas vidas ao Senhor. Eles viviam mais próximos do Senhor e tinham prazer em estarem juntos e servirem o Senhor. Que nós possamos ser fieis ao Senhor e as programações da Sua Igreja e possamos ver o poder de Deus sendo manifesto em nossas vidas. 13. Devemos ser fieis à igreja que somos membros e evitar ficar congregando em outras igrejas (42 Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. 46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração. Atos 2.42,46). Deus quer que você seja fiel a uma igreja só e não ficar pulando de igreja em igreja recebendo todo tipo de ensinamentos, tem muito crente com disenteria espiritual porque come todo tipo de comida espiritual. Como que Deus pode usar você em uma igreja local se você não firma em nenhuma. Você ficará confuso ouvindo todos os tipos de doutrinas, estilos de trabalho, e você vai ficar comparando um lugar com o outro e vai chegar ao ponto que nenhum lugar serve pra você. 14. A comida espiritual (através da pregação da Palavra e dos ensinamentos Bíblicos) é mais importante do que a comida natural (38 Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. 39 Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo a sua palavra. 40 Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!" 41 Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; 42 todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". Lucas 10.38-42).

Você e o nosso visitante de nº EXECUTIVO.RDS@HOTMAIL.COM